Pular para o conteúdo

Cidades da Itália: BRESCIA

16/03/2010

Ciao caros amigos! Hoje falaremos sobre a visita que fiz à Brescia, uma linda cidade italiana com rica herança arquitetônica. Brescia está localizada  na Lombardia, norte do país e é considerada a segunda mais importante cidade desta província (depois de Milao), e atrás de Milao, Roma, Nápoles e Torino é a quinta maior cidade da Itália levando-se em consideração o aglomerado urbano total que se desenvolve aos arredores do seu território, vamos aos números?

  • População: 190.000 habitantes aproximadamente
  • Região: Lombardia (Norte)
  • Distancia de Milao: 97 km
  • Tempo de viagem de trem: 1 hora e 15 minutos
  • Custo da viajem: € 5,50 , partindo de Milao

Brescia, entrada da cidade by Jean Ponchiroli

Brescia é uma cidade encantadora, sejam pelas belezas naturais, sejam pelas riquíssimas heranças arquitetônicas, que vão dos templos romanos à bela piazza della loggia, onde acontece a maior feira da cidade. Os resquícios da antiga muralha medieval, podem ser vislumbrados em vários pontos da cidade, e esta antiga defesa teve sua construção iniciada há 400 anos antes de Cristo. Entederam o que escrevi? Isso mesmo, 400 anos antes de Cristo, 1900 anos antes do Brasil ser descoberto! Pra ver!

Brescia, entrada da cidade by Jean Ponchiroli

Brescia, assim como outras tantas cidades italianas, atrai milhares de turistas ao ano, sendo as suas atrações mais relevantes o Duomo Vechio (velho) e Duomo Nuovo, o Castello di Brescia e os restos “mortais” do Foro Romano, onde se destacam o Tempio (templo) Capitolino e o Teatro Romano, ambos construídos cerca de 75 d.C. O Tempio Capitolino é dividido em três partes, numa das quais abriga o Museo di Santa Giulia que no dia estava fechado, infelizmente.

Duomo Vechio by Jean Ponchiroli

Ah! No centro histórico da cidade encontra-se também o Castello di Brescia, imponentemente localizado no topo da colina chamada Cidneo. O início deste Castello remonta cerca de 100 anos a.C. e a visita é obrigatória, pois o lugar “transpira” história, além da vista panorâmica da cidade que é simplesmente fantástica. Foi deste mirante que fiz a fotografia do casal de italianos apreciando a vista, assunto do “Cartao Postal Tempo Libero” (clique) de semanas atrás.

Duomo Nuovo ao fundo, Duomo Vechio em primeiro plano by Jean Ponchiroli

Brescia me encantou por ser uma cidade organizada, limpa e muito bem sinalizada. E o que mais me satisfaz na série “Cidades da Itália” é o prazer de fazer ou relembrar viagens com milênios de historia, cidades com suas tradições diversas, aromas peculiares e gente dos mais variados tipos. Não preciso dizer (já dizendo) que foi inesquecível, preciso?

Vamos às fotografias, preparados?

Detalhes perfeitos by Jean Ponchiroli

Duomo Vechio e Duomo Nuovo by Jean Ponchiroli

Detalhe da fontana, ao fundo os Duomos by Jean Ponchiroli

Relogio da Piazza della Loggia by Jean Ponchiroli

Poste de Iluminaçao by Jean Ponchiroli

Templo Capitolino by Jean Ponchiroli

Templo Capitolino by Jean Ponchiroli

Colunas do Templo Capitolino by Jean Ponchiroli

Pedras do Templo by Jean Ponchiroli

Ruinas do Foro Romano de Brescia by Jean Ponchiroli

Viela qualquer by Jean Ponchiroli

Viela qualquer 2 by Jean Ponchiroli

Castelo de Brescia by Jean Ponchiroli

P&B by Jean Ponchiroli

Pátio interno do Castelo de Brescia by Jean Ponchiroli

Casal em passeio monocromático by Jean Ponchiroli

Castelo de Brescia em outro ângulo by Jean Ponchiroli

Panorâmica de Brescia by Jean Ponchiroli

Panorâmica de Brescia 2 by Jean Ponchiroli

Sinal de Primavera by Jean Ponchiroli

Locomotiva e o tempo by Jean Ponchiroli

Passeio no Castelo de Brescia by Jean Ponchiroli

Piazza della Loggia by Jean Ponchiroli

Curiosidade by Jean Ponchiroli

Consegui transmitir com minhas fotos, a emoção de percorrer Brescia? Me deixem seus comentários!

Ci vediamo!

Ciao!

59 Comentários leave one →
  1. 16/03/2010 2:21

    Jean… indiscutivelmente… terás que publicar um livro…sei lá… nome sugerido: CAMINHOS DA ITÁLIA .
    Meu irmão… tuas fotos são lindas.. uma mais do que a outra… e o texto…a maneira como escreve, prende a atenção do leitor, envolve o mesmo e nos coloca, a todos, no lugar onde visitastes !!!
    Vibro com cada foto, cada colocação… demais !!!
    Parabéns !!!

  2. 16/03/2010 8:36

    Obrigado pela visita Mario!
    Estupendo teu comentário! Apreciei cada palavra! Tenha certeza!
    Abraços meu caro!

  3. 16/03/2010 13:54

    Jean… concordo plenamente com seu amigo Mário Arruda.
    O meu exemplar, desejo que seja autografado!
    Parabéns pelas lindas imagens!!!
    Beijos
    Vívian

  4. 17/03/2010 5:20

    Jean,

    Belas fotos, bela cidade. Mas o trânsito é caótico. Tem muito brasileiro morando lá e, com eles, muitos bares e restaurantes onde lembrar da comida de casa. E alí pertinho tem o Vale della Valcamonica, com incisões rupestres e muita concha fossilizada, do tempo em que a região ainda estava sob a água do mar. Só tenho a impressão que cidades como Palermo, Genova, Bolonha, Firenze, Bari, Veneza, Verona, Trieste e Taranto, entre outras, possuem mais habitantes que Brescia, mas não cheguei a controlar, é apenas uma impressão minha.

    De qualquer modo, a série “cidades da Itália” está me dando ótimas dicas. :)

  5. 17/03/2010 9:09

    Caro Allan,
    Bom dia e muitíssimo obrigado pelas informações!
    Em relação ao números de habitantes, realmente você tem razão. Essas cidades que você citou são, de fato, maiores que Brescia (cidade). O quinto lugar no ranking de maior cidade italiana se da ao somatório de habitantes da área metropolitana total da província de Brescia. Sua impressão esta certa, realmente.
    Editei o post de forma a deixar mais clara, essa informação. Muito Obrigado pela observação.

    Como curiosidade, segue a população aproximada das cidades que você citou, em numero de habitantes:
    Venezia – 271.000
    Palermo – 656.000
    Bologna – 377.000
    Genova – 610.000
    Firenze – 370.000
    Bari – 320.000
    Verona – 265.000
    Taranto- 194.000
    Torino – 910.000

    Obrigado pela contribuição, mais uma vez!
    Ci vediamo!

  6. 19/03/2010 11:10

    Oi Jean

    Nunca fui a Brescia pra turistar, todas as vezes em que estive na cidade foi pra visitar algum amigo, ver alguma mostra, participar de alguma degustaçao de vinho…
    E nunca tinha notado como Brescia è bonita! Ou sao as suas fotos que estao espetaculares e me enganam?
    Bjs

  7. 19/03/2010 11:37

    Oi Luisa,
    Tem segredo não, nas minhas fotos! Brescia é assim mesmo! ESPETACULAR!
    Da próxima vez, olhe com os olhos de turista, senão, muitos detalhes passarão despercebidos! Acontece comigo também!
    Beijos

  8. 06/04/2010 17:13

    Jean,

    Apos verificar o seu blog mudei de idéia, irei para Brescia !!! deixarei de ir para Verona heheheh……adorei suas fotos e voce esta de parabens, chego em Brescia dia 16 de Abril e terei apenas esse dia para conhecer essa belissima cidade.

    Com suas fotos fiquei encantada, estarrecida e dislumbrada com a beleza e simpatia do lugar, estou indo a Milao para visitar a feira do movel e design porem minha estadia sera em Bergamo (outra cidade que me encanta).

    Muito obrigada

    Abraços

    Camila

  9. Valnice Salignac Link Permanente
    14/04/2010 15:46

    Jean, estou incluindo Brescia em uma viagem que farei entre Junho e Setembro de 2010. Suas informações me foram bastante úteis apesar de ter, no local, uma grande amiga que reside lá há bastante tempo. As fotos são perfeitas !!! Espero “lhe encontrar” em outras lugares !!!

  10. 16/04/2010 4:24

    Ola Valnice,
    Que bom que gostou!
    Quando estiver na Italia, me avise, quem sabe nao tomamos um cafe!
    Abraços!

  11. ISABEL LOUREIRO Link Permanente
    17/04/2010 10:06

    ACABEI DE VIR DE ITÁLIA, 11.04.2010 , POR FALTA DE TEMPO NÃO ENTRAMOS EM BRESCIA, MAS COMO SOU MUITO CURIOSA VIM PROCURAR E DESCOBRI AS TUAS FOTOS, FIQUEI MARAVILHADA E COM MUITA PENA DE NÃO TER VISITADO BRESCIA.
    ADOREI ITÁLIA, VISITEI GENOVA, PISA, FLORENÇA, ROMA, BOLOGNA,MODENA E MARANELO ( A GALERIA DA FERRARI), FERRARA, PADUA, VENEZA, VICENZA,VERONA E MILÃO.TORINO EU JÁ CONHECIA. ESPERO LÁ VOLTAR.

  12. Valnice Salignac Link Permanente
    05/05/2010 19:08

    Pois é, estou com a viagem confirmada e, se não me devolverem na entrada da Europa, pretendo ficar por 3 meses. Me passe, por favor, algumas informações sobre Pádua… Fica próxima de Brescia ? Um abraço !!!

  13. 16/05/2010 20:16

    Nossa, com certeza vc conseguiu transmitir pelo menos a mim, a sensação e eu tive quando eu fui em Brescia. Parabéns pelas fotos !

  14. marcos antonio bandeira Link Permanente
    26/05/2010 19:04

    ola jean, vc esta de parabens, eu moro em verona, gostei muito das suas fotos e da sua ideia de fazer a novela na italia, gostaria muito de poder encontrar vcs, fiquem com deus.

  15. lucelia Link Permanente
    01/08/2010 23:07

    brescia e linda ja estive la e amei nao vejo a hora de voltar…. e estas fotos esta maravilhosas

  16. LEOCIR ZAMBIASI Link Permanente
    28/08/2010 21:17

    FIQUEI MUITO ENTUSIASMADO VER ESTAS LINDAS FOTOS DE BRESCIA ITALIA

    EU QUE TENHO DUPLA CIDADANIA E CONHECO BOA PARTE DA ITALIA
    MINHA TERRA NATAL E NOVA BRESCIA

  17. rute mercia tripiciano santos Link Permanente
    31/08/2010 13:05

    Sou descendente de italiano (neta) e por acaso entrei no computador procurando informações sobre a cidade de onde meu avô veio e fiquei encantada com tanta beleza em várias cidades italianas onde vc visitou. Será que vc já teve oportunidade de conhecer a cidade de “Lercara Friddi”? fica em Palermo, Sicília.Foi de lá que vieram meus bisavós e meu avô que nasceu no ano de 1890 e morreu muito jovem, sua esposa tb morreu no mesmo ano com apenas 33 anos de idade e deixou meu pai com 04 anos e seus dois irmãos tb pequeninos.Meu pai tb já é falecido e eu pretendo ir em Lercara Friddi em busca de alguns parentes que lá ficaram e se vc tiver fotos, informações de como eu devo proceder para procurar os parentes ficarei muito grata pela orientação.

    Abraços

  18. 16/09/2010 9:20

    Jean
    Parabéns. Um dos meus passatempos preferido é ir para a Itália. Estive em Brescia por vários dias em Maio e o que vc apresentou está muito interessante e bonito. Tenho encanto pela Culinária italiana.
    Erney Feltrin

  19. 17/09/2010 7:48

    Ciao me chamo Ednel sou brasileiro nato do Rio de Janeiro,estou morando a quatro meses na cidade de Bresia conheço os lugares fotogrados e tenho algumas fotos nesses pontos e estou passando pra lhe dizer que suas fotos ficaram lindas. Meus parabèns um grande abraço Ednel.

  20. 07/10/2010 11:18

    Uouuuuuuuuuuuu! Como assim Jean?
    Nossa. Incrível. Lugar fantástico! Algumas fotos eu senti como se estivesse por lá.

    Sem palavras de tanta emoção.

  21. 07/10/2010 12:00

    oi !!! lindas fotos
    elas me despertaram o desejo
    de ir mais rapido para a italia e ficar com meu
    grande amor, mais tenho medo de não conseguir trabalho,
    tenho medo de não me adaptar, não sei italiano trabalho muito
    o tempo e curto pra fazer um bom curso de italiano.
    o que vc me fala sobre trabalho na cidade de brescia
    para estrangeiro que não fala bem a lingua ou quase nada ???
    gostaria de receber uma resposta sua jean… obrigado
    aguardo um comentari seu via email….

  22. Gelson Orasi Link Permanente
    19/11/2010 19:30

    Ciao, Jean!Nossa, que surpresa maravilhosa você me presenteou!Meu pai foi nascido em Brescia, veio para o Brasil com 18 anos, e lá estive uma vez em 2.000.Com grande emoção curti cada foto,li cada palavra …” Guenta coração!”Me diga: naquela foto do trem, em que local fica esse trem?Gostaria muito de saber!Parabéns pelo belo trabalho e agradecimentos pela alegria que me proporcionou.

  23. Gelson Orasi Link Permanente
    19/11/2010 19:34

    Não entendi o significado de: “Seu comentário está aguardando moderação”. Desculpe-me,mas não entendi mesmo.

  24. 21/11/2010 11:13

    Adorei os fotos, com certeza é uma das cidades que visitarei em fevereiro.

  25. 02/12/2010 13:01

    Gelson,
    Moderação quer dizer que seu comentário passa por mim primeiramente antes de ser publicado!
    Entendeu?
    Abraços

  26. 02/12/2010 13:03

    Gelson,
    Que bacana esse seu comentário! Muito bom saber que o que escrevi te fez muito bem!
    Então, aquela locomotiva está no Castelo de Brescia.
    Esse castelo é cercado por uma muralha antiguissima e é um belo lugar para se visitar. Lá de cima se tem um panorama completo desta imperdível cidade!
    No mais é isso, agradeço muito a sua visita!
    Abraços

  27. Silvania Montechiari Link Permanente
    16/12/2010 21:49

    Olá Jean,
    Parabéns pelo blog.Também sou neta italiano e meu sobrenome é Montechiari,uma região rural cerca de Bréscia.Você por acaso conhece ou já ouviu falar?
    Um abraço
    BOAS FESTAS!!!
    Silvania

  28. mônica fabricio lima Link Permanente
    22/12/2010 14:05

    amei suas fotos…… a gente se sente dentro delas, meu sonho é conhecer a itália e suas cidades maravilhosas, a itália é um país romantico, cada cidade italiana tem esse romantismo que aflora na pele dos apaixonados como eu…. sempre que vc puder mande fotos assim como essas, que encanta a gente…sou brasileira, mas amo a itália como se fosse minha patria também. feliz natal a vc e a todos os italianos. beijos sua mais nova amiga mônica…

  29. 25/01/2011 20:49

    adorei, me leve com vc na próxima… maravilhosas suas fotos…sem mais palavras…wowwwwwwwwwwwwwww

  30. Carmem Motte Link Permanente
    06/02/2011 13:48

    Oi!
    Fiquei encantada com suas fotos!
    Estarei passando uns dias na Italia em Julho e estou pesquisando alguns lugares .Que lugar encantador , vou tentar visi-la.
    Abraços

  31. 11/02/2011 9:11

    Olá Carmem, faça uma excelente viagem. A Itália irá te surpreender! Abraços

  32. 11/02/2011 9:16

    Obrigado Viviane,
    Quem sabe numa próxima?!!! rsrsrs

    Beijos e mais uma vez obrigado pela visita!

  33. 10/07/2011 9:20

    Que linda Brescia!!! Terra dos meus bisavós….Baeço Temponi… será que ainda tem alguém lá ?…

  34. 10/07/2011 9:26

    Linda Brescia

  35. Lúcia Campos Link Permanente
    24/07/2011 14:38

    Fico encantada com tanta beleza…!!! Meu nome é Lúcia, brasileira cearence, nunca sai do Brasil, Sr Ponchiroli, suas fotos literalmente retratam fielmente toda arquitetura milenar desta cidade! Me sinto presente em cada espaço por ti fotografado! Parabéns, continue seu trabalho e nos enche de alegrias.

  36. 01/08/2011 12:12

    Obrigado Lúcia, adorei seu comentário!

  37. barbara Link Permanente
    26/08/2011 12:27

    Boa tarde!! s
    Estou muito feliz em descobrir esse espaço. Sou descendente de Italianos, porém não sei se muito da minha família. Quero muito saber mais sobre a história, e até mesmo se existem familiares meus aí. A única coisa q consegui descobri é que meu avô era de Bréscia ( Que graças a suas fotos pude ver q é uma cidade muito linda ). Não sei de mais nada. Você sabe me informar como faço para descobrir mais???
    Obrigada
    Barbara Padela

  38. JORGE HENRIQUE MANGUEIRA SOBRAL Link Permanente
    25/09/2011 0:21

    Jean, estou indo à Europa dia 12/10 e reservei uma semana para a Itália, achando que conheceria tudo nesse pequeno espaço de tempo. Engano meu. Cada vez que me aprofundo, mais me enrolo, com vontade de ver tudo. Brescia é realmente encantadora e suas fotos mostram claramente isso. Quanto tempo você acha que seria suficiente para parar em Brescia?

  39. 11/11/2011 22:34

    Olá além de Brescia quais outras cidades vc visitou? Alimentação, transporte, hospedagem, fale sobre isso. Obrigada, Zaíra.

  40. Rosane Maria Lorenzi Link Permanente
    19/11/2011 14:18

    linda e maravilhosa cidade!! e pensar que nem conheço a cidade que meu noo nasceu..mas irei com certeza em uma próxima viagem a Itália..

  41. Roberto Barreiro Link Permanente
    29/11/2011 22:20

    Caro Jean. Passei pela Brescia 3 vezes, indo de trem de Milão para Veneza; mas nunca havia notado a beleza desta cidade. Agora com varios amigos numa rede social que moram nesta cidade me convindando para festas tive a curiosidade de procurar na net fotos desta cidade e fiquei surpreso com a beleza da cidade em tuas fotos. PARABENS,

  42. janaina Link Permanente
    23/12/2011 19:46

    OLá Jean, adoreii seu site …
    logo eu que sonho em um dia conheçer a Italia
    adoro ver essas imagens
    vc é um fofo…baci!!

  43. 22/04/2012 19:29

    Ciao, Jean! Que belas fotos. Estou indo a Brescia na segunda quinzena de junho. Uma amiga querida mora na cidade. Tentarei conhecer outros locais da Itália. Quais você me recomendaria? Grazie.

  44. 01/05/2012 23:14

    Olá Jean, estamos indo para a Italia em Agosto e pretendemos ficar uma noite em Brecia. Qual hotel você me indicaria, estamos com a filha, genro e duas crianças. E para comer, queremos comida típica. Obrigada e Abraços.

  45. celso bianchini Link Permanente
    06/05/2012 10:31

    Juan. Não fui a Itália ainda. Sou descendente de italianos e através de pesquisas descobri que meus ancestrais são de uma comuna chamada de Muscoline em Brescia e deixaram a Itália em 1987 embarcando em Gênova rumo ao Rio de Janeiro

  46. 14/05/2012 11:17

    Lindo lugar !
    Parabéns pelas fotos ;]

  47. Eunice Silva Link Permanente
    22/05/2012 1:03

    Fotos lindas … parabéns!! Meu marido e eu estivemos em Brescia em Maio de 2010 … cidade linda demais …. adoramos a cidade e seus arredores! Fomos jantar numa trattoria numa montanha com massa feita na própria cantina e também o vinho da própria vinha, que ficava ao lado do restaurante!! Tantas recordações maravilhosas … a Itália é fantástica … pretendemos voltar pra conhecer o que ainda não conhecemos!!!

  48. fatima costa Link Permanente
    24/05/2012 19:00

    Nossa eu amei o artigo , comi cada palavra, e me senti laá vendo suas fotos…..
    fantástico……parabens….sabe eu amo a Italia…um dia irei lá!!!

  49. miria cilene Link Permanente
    31/05/2012 0:08

    linda linda, amei, vou conhecer sim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  50. 11/07/2012 20:13

    Jean,
    você mora na Itália?
    Sabe informar se a Brescia é uma boa cidade para fazer o processo de cidadania?

  51. 20/07/2012 10:17

    Melina,
    Bom dia!
    Não moro mais na Itália. Voltei ao Brasil 2 anos atrás.
    Sobre a cidadania acredito que em cidades de menor tamanho seja mais rápido o processo da cidadania.
    Fuja de Milão, Roma, Torino… pois estão assoberbadas de processos. Brescia acredito ser interessante, pois é menor.
    Espero ter ajudado.
    Boa sorte!

  52. 04/08/2012 21:01

    Jean,
    Irei para Brescia na 2ª quinzena de out/12 e suas fotos foram decisivas na minha escolha, elas estão maravilhosas, quase poéticas. Teria alguma dica de hotel pra me informar?

  53. 28/01/2013 18:05

    Boa noite!
    As fotografias falam por si sós. Parabéns. Amanhã estarei em Milão e irei a Bréscia devido as suas informações bem escritas e precisas.

    Marco Aurélio

  54. estamir Link Permanente
    16/04/2013 14:54

    parabens!!!! por me oferecer detalhes,pois estou indo para italia(milao)e gostaria de conhecer seus arredores. ja fui influenciado pelas lindas fotos.. tks

  55. roberto blattes Link Permanente
    29/04/2013 19:49

    Ola Jean, estou indo para a italia em setembro, iniciando por milão. quanto tempo devo ficar em Brescia antes de chegar em verona? pretendo ficar um dia em verona e dormir por lá antes de ir para veneza. um dia é sufuciente em verona e uma tarde em brescia ou é pouco tempo?

  56. 09/06/2013 11:31

    Olá Roberto!
    Acredito que um dia em Brescia seja suficiente! Verona também se faz em um dia, um dia e meio, tranquilamente! Uma tarde em Brescia pode ficar curto, mas ai depende do seu ritmo, o que deseja ver.
    Para mais informações, inclusive sobre um trabalho meu sobre veneza, visite meu novo Blog, o Guia da Itália: http://guiadaitalia.wordpress.com/
    Abraços

  57. 09/06/2013 11:32

    Olá e obrigado pela sua visita!
    Acompanhe novas postagens no meu novo Blog, Guia da Itália: http://guiadaitalia.wordpress.com/
    Abraços

  58. 11/09/2013 10:29

    Bellissime foto, complimenti!
    Flavio, Brescia

  59. 13/09/2013 15:07

    Grazie Flavio!

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 41 outros seguidores

