Pular para o conteúdo

Metropolitana di Milano

09/03/2009

Certa ocasião, li um texto da jornalista Tania Menai, que falava sobre o metrô de Nova Iorque, cidade onde ela mora. Sem a intenção de fazer um plágio (grande), aquele texto de certa forma me estimulou a falar um pouco sobre minhas experiências no metro de Milão.

 

Como disse em outro “post”, o metrô de Milão tem três linhas. São elas, Vermelha, ou M1, Verde, ou M2 e Amarela, ou M3. Essas linhas rasgam a cidade de Norte a Sul, Leste a oeste, num total de quase 75 km e 88 estações, a maior linha da Italia. Este, è o meio de trasporte certamente mais utilizado e por estas estaçoes circulam milhares de pessoas por dia e eu sou uma delas e como curiosidade, aqui metrô em italiano è chamado de Metropolitana.

 

No metrô se vê de tudo. Mas se vê de tudo mesmo! Gente de todas as cores, raças, credos e estilos. Se vê cachorro, gato e papagaio. Se vê gente emburrada, gente sorrindo, gente ouvindo música, gente discutindo, gente perfumada e gente fedida. Se vê turista tentando decifrar o mapa das linhas. Se vê ciganas querendo ler as linhas das mãos dos passageiros e se ve gente fazendo shows à bordo em busca de umas “monetas”. Eu diria que è um espetáculo para quem se arrisca a usar este meio de transporte onde às vezes se consegue sentar, outras muitas vezes se fica de pè.

 

Dentre os nossos cinco sentidos, o olfato é estimulado ao máximo. Quando digo máximo, è no sentido MAXIMO da palavra. Imaginem uma cena que se repete vez ou outra. São 18.00 hrs da tarde, hora do “rush”, uma das linhas que utilizo è a vermelha, a mais extensa no comprimento, o que quer dizer que è a mais utilizada. Os vagões param, as portas se abrem e você em fração de segundos mapeia a situação, que geralmente è critica. Conhecem a sensação de enfrentar o desconhecido? Exato, é mais ou menos assim. Você se “enfia” no fluxo “e deixa a vida te levar”, se espreme, pede “permesso” para passar, as pessoas te empurram, você tenta atravessar o vagão, para se enconstar do outro lado no intuito de pelo menos, poder respirar. Nessas horas, o “querer è poder” nao funciona. A viajem começa, panorama? Lata de sardinhas, com direito a cheiro de? Sardinhas! Depois de um dia de trabalho, entre uma minoria de pessoas que toma banho e uma maioria que nao toma banho e não escova o dentes, imaginem a situaçao! Conto os milèsimos de minuto para chegar na minha estação onde poderei saltar são e salvo, entre os mortos e feridos. Isso que ja me alertaram: “Jean, você não viu nada ainda, espere o Verão!”

 

Evidente que isso è um exemplo esporádico do que ocorre. No geral, o metrô è um serviço muito eficiente e resolve um problema que aqui em Milao é caòtico, o tráfego urbano. O incentivo à utilizaçao dos meios alternativos de transporte, digamos que menos poluentes, cresce a cada dia e as campanhas publicitárias estimulam em massa, a utilizacao dos mesmos.

 

Para finalizar, digo que para quem tem espírito esportivo e faz das dificuldades uma oportunidade para se aprender alguma coisa, è possível levar numa boa e dar risada de si mesmo no final das contas. No mìnimo, você estimula a paciência, a tolerância, dá valor ao banho e consegue ainda observar o comportamento humano, que è hilário.  O metrô de Milão è assim, uma aventura diferente a cada dia, e sabe da melhor coisa? Uma aventura que custa apenas 1€ o bilhete! Que venha o Verão!

 

Ci Vediamo!

 

Jean Ponchiroli

 

 

 

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. rejane permalink
    25/03/2009 23:12

    hahahahhahaha……dei muita risada com esse teu texto….te imagino no meio de todo mundo junto…..e suados….hahahahahahahaha…..justo vc ? Nadaaaaaaaaaaa fresco……….hahahaha!!!! são coisas da vida…e teno certeza q até no meio dos fedidos vale muito a pena cada minuto estar aí né? beijo

  2. 07/10/2010 8:42

    [risos]

    Eu me imaginara no metrô aqui de Brasília. Bem típico. shausahua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: