Pular para o conteúdo

Venezia

01/05/2009

s50364391

Como definir Veneza para quem “ainda” não esteve lá?  Tarefa difícil, por incrível que pareça. Para mim, Veneza representa o lugar mais bonito que já visitei aqui na Itália.

alfredschaffer2

Não desmerecendo os outros lugares, evidentemente, mas Veneza é única, singular, encantadoramente romântica e TOTALMENTE diferente do que até então eu já tinha visto na minha vida.

s50365061

Digo que definir Veneza é difícil, pois já ouvi relatos de pessoas que já a tinham visitado antes, e me diziam que “Veneza cheira mal!” , que “Veneza cheira esgoto!” que “em Veneza se observam ratos andando pelas ruas!”.

s50365111

Eu acredito que tudo depende de como se encara os fatos e de como a lente, ou o foco da nossa visão está ajustada, mas não foi nada disso que observei. Me surpreendi com uma cidade rica em cultura, repleta de turistas andando pelas ruas feito ratos (será que entendi bem os relatos?).

Uma cidade banhada (literalmente) de belezas indescritíveis, afinal é uma cidade à beira-mar, e que por isso, cheira à beira-mar. Uma cidade repleta de ruelas que formam verdadeiros labirintos que sempre terminam em algum canal por onde deslizam varias gôndolas manobradas por “gondoleiros” impecavelmente vestidos de calça preta, camisa listrada de branco e preto e um chapéu de palha e diga-se de passagem, um canal mais lindo que o outro.

dmitry-arkhipov1

Veneza é uma cidade rica em museus, palácios e uma gastronomia farta em frutos do mar. Uma visão que me surpreendeu , foi ao retornar para o hotel já tarde da noite e observar na cidade, um fenômeno que geralmente acontece nos outonos e primaveras e que se chama “acqua alta”, ou água alta, onde a cidade é alagada pelas águas dos canais e que naquele dia borbulhavam do chão e faziam a Piazza San Marco, por exemplo, se transformar gradativamente em uma incrível piscina olímpica. FOI FANTASTICO! Uma cena para ficar retratada na memória e reforçar ainda mais a bela impressão que esta cidade me deixou!

the-bund1

Veneza sem duvidas é uma cidade que recomendarei sempre, um roteiro extraordinário e um retrato ao vivo e à cores de uma beleza inigualável.

Ci Vediamo!

Jean Ponchiroli

Anúncios
12 Comentários leave one →
  1. Francini permalink
    06/07/2009 17:40

    Jean!

    Saudades suas!
    Acabei de te escrever um e-mail falando de Veneza e vim aqui dar uma espiadinha no blog e me deparo com esse texto muito legal!
    Beijos, querido

  2. rejane permalink
    12/08/2009 1:50

    CAra……..quanta saudades estou de vc!!!!!!!!!!!!!
    A vida é realmente surpreendente……….beijo

  3. may permalink
    27/11/2009 13:51

    Bandido, voce continua se superando, que fotos lindas, e delicia de comentario.
    Quero mais
    Parece que estava lá junttinho.
    Mas quem for não deixe de comer no restaurante Florida embaixo da ponte do Rialto,entrada,prato principal,bebida,10euros,comida boa e um dos melhores pontos para se observar veneza.Ps peça um vinho,aí se completa o romance com a cidade.
    Diva

  4. carlos permalink
    17/02/2010 16:44

    Poxa, bonita as fotos.

  5. 19/03/2010 15:37

    Ainda não estive em Veneza, mas tenho muita vontade de ir.
    Tbém já ouvi falarem que ‘Veneza cheira mal’, porém, existem duas formas de se visitar um lugar: superficialmente, e aí vc só vai conseguir sentir o cheiro mal e perceber os lugares sujos e maltratados; ou ir com o coração e a mente abertos e ‘enxergar’ a beleza que existe em todas as coisas e em todas as pessoas. Estive na Índia, passeando por lugares realmente muito pobres, fedorentos e maltratados, mas em cada um desses lugares ficou um gostinho de quero mais e, com certeza, voltarei pra sentir mais cheiro mal. 🙂
    Però, a giudicare dalle tue belle foto nessuno potrà dire que Venezia puzza!!!
    Complimenti!!!

  6. Gleici permalink
    16/04/2010 18:17

    Minha visita a Venezia foi perfeita, estava um dia lindo, também não vi nada de ruim, talvez seja os olhos de quem a vê que a façam tão bella.

  7. ISABEL LOUREIRO permalink
    17/04/2010 10:18

    OLÁ JEAN EU ADOREI VENEZA, NÃO CHEIRA MAL.
    CADA RECANTO É ÚNICO.

  8. 07/10/2010 8:39

    Mais que lugar lindo! Vontade de conhecê-lo o mais breve possível. Encantado.

  9. José Romualdo permalink
    16/01/2011 20:30

    Estamos indo para Europa no próximo mes de maio/2011, minha esposa e eu e um dos roteiro é justamente Veneza, Vou visitar com olhos de quem vai apreciar toda a beleza, pois sempre tive contato com cidades a beira mar e o cheiro é sempre legal. alguna sugestão barata em veneza, Roma, Genebra, Paris e Espanha?? quem pode me ajudar???

  10. 11/02/2011 9:28

    José, obrigado pela visita!
    Realmente você gostará muito de Veneza, para mim, é uma cidade sem igual no mundo!

    Sobre sugestões baratas, te dou uma dica. Fiz um roteiro que incluía nove países da europa, do tipo mochilão nas costas e vontade de desbravar o mundo! Ficava em “albergues” que na europa são comparados à nossos hotéis de 3 estrelas. Afinal, vc anda o dia inteiro e no final do dia você quer tomar um banho, comer e CAMA, certo?! Deixava para gastar mais entrando num museu tipo o Louvre, subindo na torre Eiffel, e outra dica que dou… fuja dos restaurantes caros, confinados em ambientes climatizados. Aproveite a primavera que se inicia mês que vem e compre lanches para saboreá-los sentados em parques, nos gramados em frente aos grandes monumentos… tem coisa mais maravilhosa? Olha, opções baratas existem aos montes, depende muito da sua boa vontade e principalmente da sua companhia de viagem, que terá que encarar todos os desafios junto! Sobre os albergues, entre no http://www.hostelworld.com, lá vc encontrará ofertas de cair o queixo e para viajar de avião entre os países (que é muuuuuuito mais barato que os trens) você pode consultar a Ryanair no http://www.ryanair.com. Pra vc ter idéia, ná época viajei de Paris para Portugal por 5 euros e de Dusseldorf para Berlim (ambas na Alemanha), por UM CENTAVO… isso mesmo que vc leu, um centavinho! Tem que pesquisar e correr atrás… me diga na volta como foi a aventura! Abraços José e excelente viajem!

  11. MARIA CONCEIÇÃO A. AGUIAR permalink
    30/11/2012 16:50

    Curtí um dia de aventura em Veneza após me afastar do grupo com quem andava. Fiquei perdida, mas foi quando sentí Veneza… No final da tarde, ao escurecer e a lua chegando conseguí localizar um guia tur. e daí aguardei solução para meu caso, sentada em um “bar ao som de violino ” frente ao barcos. Não foi barato, mas se transformou em um valor imensurável.

  12. 09/06/2013 11:35

    Maria,
    Acompanhe meu novo projeto, Guia da Itália: http://guiadaitalia.wordpress.com/
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: