Skip to content

Curso de Culinária na Itália

16/02/2010

Instalações da escola de Culinária Italiana "Teatro7"

De cada dez assuntos abordados por italianos, oito deles tem a ver com comida, afirmo por experiencia própria. O amor deles pela culinária é algo incrivelmente fora do normal, eles discutem receitas, maneiras de preparação, ingredientes e combinações, tudo isso enquanto saboreia-se um cafezinho, pode? Pode! Essa é a Itália. Não é por mera coincidência que essa tradição, exportada para todo o planeta,  nos mostra que em qualquer lugar do mundo é possível encontrar um restaurante Italiano, non è vero?

Por ser universal, a culinária italiana é considerada a mais consumida de todas as cozinhas do mundo ocidental. Sua história, revela uma grande influência de diversas partes do mundo (Celtas, gregos, etruscos, romanos, lombardos, árabes, normandos, austríacos, espanhóis, etc.). Estas contribuições culturais, juntamente com as diferenças de clima e historia ambiental do pais, levaram a variedades regionais bem caracterizados.

Instalações da escola de Culinária Italiana "Teatro7"

A culinária italiana é o melhor exemplo da cozinha conhecida como Dieta Mediterrânea, considerada uma das mais tradicionais e ricas do mundo. Segundo recentes pesquisas, consumindo os alimentos desta dieta por apenas 3 meses, reduz-se em 15% o risco de ter uma doença do coração, e não estamos falando de milagres não, mas a simples incorporação no cardápio, de frutas, óleo extra-virgem de olivas, pães, sementes, cereais e peixes. Suas receitas são um importante elemento do estilo de vida italiano e refletem nas diferentes culturas e historia do país.

Curso de Culinária

Os cursos de Culinária oferecidos aqui na Itália, além de promover ao mesmo tempo, o aprendizado da língua italiana, é direcionado aos apaixonados pela cozinha italiana, como EU. As aulas na sua totalidade, são ministradas por chefes de cozinha renomados e nos cursos, aprende-se a desenvolver um menu completo, que vai dos anti-pastos à sobremesa. Não posso esquecer de comentar, os pratos são escolhidos de acordo com a estação do ano, claro e os produtos, como eles fazem questão de dizer aqui, são 100% ITALIANOS. Mamma mia!

Instalações da escola de Culinária Italiana "Teatro7"

Onde estudar Gastronomia aqui na Italia?

Na realidade, cursos de culinária, encontram-se ao montes pela a Itália. Em todas as regiões, para ser bem sincero. Uns mais relevantes, outros menos. Mas a cidade de maior destaque, sem duvidas é a Florença, Firenze em italiano. Florença é conhecida mundialmente como pólo cultural e gastronômico da Itália, e não é por menos. Berço da língua italiana (Dante Alighieri) e do Renascimento, Florença tornou-se uma cidade de requintes e renomada pelas receitas e pela maneira de cozinhar e apresentar os pratos, além do mais esta localizada na TOSCANA, circundada por vinícolas e campos de girassóis, preciso dizer mais alguma coisa?

Eu listei umas seis instituições especializadas em Culinária Italiana, algumas delas inclusive, Culinária Italiana para Estrangeiros, e o que isso quer dizer? Quer dizer que, além de se aprender os segredos da culimaria italiana, você ao mesmo tempo, intercalar aulas de aprendizado da língua, não é fantástico?. Os cursos custam desde €60 por aulas individuais temáticas, tipo Pasta, Risotto, Peixe e etc, ate € 3.000 para um curso completo de algumas semanas. Algumas escolas, montam pacotes para alunos estrangeiros, que contemplam até mesmo as acomodações em hotéis, pousadas, casa de família ou albergues, de acordo com as exigências do aluno. Os sites geralmente são oferecidos com a possibilidade da língua portuguesa, o que para quem é leigo em italiano, ajuda bastante.

Instalações da escola de Culinária Italiana "Teatro7"

Os sites que recomendo uma pesquisa são:

Agora é com vocês, Chef’s de plantão. Uma oportunidade única, prazerosa e divertida, de trocar experiencias culturais, aprender uma língua encantadora e desvendar os segredos dessa apetitosa culinária apreciada em todo o mundo!

Ci vediamo!

25 Comentários leave one →
  1. Alan ferreira Acacio permalink
    30/07/2010 17:38

    Bem é sou o Alan tenho 17 anos e trabalho em um restaurante em Goias
    Acabei me envolvendo com agastronomia sem quere e na verdade me apaixonei,
    e apaixonei muito mais ainda pela culinaria italiana
    Gostei bastate do saite
    e quero está sempre informado.

  2. Alan ferreira Acacio permalink
    30/07/2010 17:41

    Bem é sou o Alan tenho 17 anos e trabalho em um restaurante em Goias
    Acabei me envolvendo com agastronomia sem quere e na verdade me apaixonei,
    e apaixonei muito mais ainda pela culinaria italiana
    Gostei bastate do saite
    e quero está sempre informado.

  3. Silvia permalink
    25/11/2010 8:47

    Olá! Adoro cozinhar e sou apaixonada pela culinária italiana como boa descendente e apreciadora da boa comida… estou morando na Sicilia e procurando por cursos que não sejam muito extensos, tem alguma dica pra esta região?
    Obrigada

  4. 02/12/2010 13:00

    Olá Silvia,
    Pois agora! Na Sicília não lembro de ter encontrado algum curso de Culinária.
    Mas se souber de algo, com certeza te avisarei!
    Obrigado pela Visita!

  5. ANDERSON ESTRADIVARIUS permalink
    15/12/2010 23:19

    sAUDAÇÕES,GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA FAZER UM CURSO DE CULINARIA BASICA ITALIANA,VISTO QUE MORTO NO BRASIL,E NÃO TENHO MUITA PRATICA NA COZINHA,MAS AMO A CULINARIA ITALIANA COM SUAS MASSAS,MOLHOS,HUMMMMM.NO AGUARDO,ABRAÇOS

  6. Filipe Leite permalink
    24/03/2011 13:32

    Olá, gostei dos esclarecimentos presentes nesta página mas, se possível, gostaria de saber se há algum curso de culinária italiana em Milão. Estou indo com mais três amigos que irão fazer cursos de desing lá no começo do próximo ano portanto devo achar um curso de culinária nesta cidade! Desde já agradeço!

  7. Filipe Leite permalink
    24/03/2011 13:33

    Se houver algum com duração de um ano seria perfeito!

  8. Renata permalink
    15/05/2011 20:56

    Olá, Tudo bem? Meu nome é Renata e moro no Brasil. Estou querendo fazer um curso de culinária na Itália, mas não sei falar nada em italiano.Gostaria que me indicasse um lugar para o curso e também um lugar para me hospedar.
    Abraço

  9. Renata permalink
    15/05/2011 22:18

    Olá, É Renata novamente…Você conhece a escola de culinária Michelangelo? O que acha do curso de lá? Estou pensando em fazer lá…por favor, ajude-me…
    Abraço

  10. Joao permalink
    17/07/2011 10:12

    Ola Felipe, sou representante de uma agencia de intercambios, temos alguns cursos em agenda para zona de milao/como, porem ainda nao confirmados ainda para 2012.

  11. Felipe Alcantara permalink
    28/11/2011 16:37

    Boa Tarde,estou concluindo meu curso de gastronomia aqui no Brasil agora em Dezembro e estou querendo fazer um curso rápido de 1 ou 2 meses na toscana, gostaria de mais informações sobre os cursos e hospedagem. Obrigado!

  12. marisa catarina corso griz permalink
    24/02/2012 15:41

    oi!!!
    Marisa quem vos fala!!!
    irei para a Italia em setembro e gostaria que você me sugeri se um bom curso de cuzinha italiana na duração de umas duas semanas.
    fico no aguardo!

  13. Liliane permalink
    26/02/2012 10:23

    Ola!

    Voce me indica um curso onde ensinam a fazer também a piadina? Quero muito ir à Itália mas não posso deixar de aprender esta delícia. É o prinicipal no meu caso, e estou com dificuldade de encontrar um curso que aborde a Piadina também. Pode me ajudar?
    Obrigada! Obrigada! Obrigada!

  14. Victor permalink
    18/03/2012 17:40

    ola Felipe..tb terminei meu curso em Aguas de S Pedro , curso técnico .Estou com 21 anos e tenho interesse em ir para Itália . estou na Argentina no momento, dando uma estudada nos cortes de carne daqui, mas logo volto pro Brasil. Abraços

  15. alcibiades p. de toledo permalink
    04/05/2012 0:27

    Eu gostaria de contatar o João que deixou uma mensagem em 17/07/11 às 10:12h. Gostaria de ter detalhes sobre a agência dele. Grato!

  16. denise teresinha rodrigues da silva permalink
    26/06/2012 22:15

    eu moro na italia da 12 anos e provo curso de cozinha italiana romanhola e pugliese, com cozinheiras com mais de 20 anos de profissao.. a cozinha italiana è a mais amada no mundo inteiro.. lazanha, torteline, tortelone, piadina, ragù,pesce e mil outras receitas de famiglia.. no curso è compreso alogio e curso de lingua italiana.. per contati.. denise.nuovaposta@yahoo.it

  17. Rosane permalink
    18/08/2012 19:36

    Ola, sou brasileira e estarei indo para Firenze de 7 a 21 de setembro e gostaria muito de fazer um curso breve de gastronomia, tens alguma dica especial? Rosane

  18. Regina Barbosa de Oliveira permalink
    09/12/2012 16:38

    Ola, meu nome e Regina Oliveira, estou em Milano ate inicio de janeiro, e gostaria de saber se tem alguma possibilidade, de eu fazer curssos rapidos de culinaria aqui. Se puderem me ajudar Eu fico muinto grata… meu email e regina.oliveirabarbosa@hotmail.com. Obrigaga.

    09/12/2012

  19. Rejane permalink
    22/01/2013 13:20

    Olá sou Rejane. estou cursando a 5 fase do curso de bacharelado em gastronomia.
    ja morei por 3 anos na Italia e gostaria de fazer algum intercambio ou ate mesmo uma especialização .. na Italia.
    gostaria de receber algumas indicaçoes de escolar cursos etc..
    meu email é este … xudalbo@hotmail.com

  20. Maria Aparecida da Silva permalink
    01/03/2013 0:59

    Maria Aparecida
    Olá, sou brasileira e vou para a cidade de Savona em abril, onde ficarei 2 meses. Gosto muito de culinária e gostaria de fazer um curso rápido, de uma semana, É fácil encontrar um curso de culinária em Savona ? Se você puder fazer a gentileza de me informar, ficarei muito grata.

  21. 09/06/2013 11:35

    Maria,
    Você chegou a ir à Itália?
    Como foi sua experiência?
    Abraços

  22. Marianne Marie permalink
    25/06/2013 15:43

    Marianne Marie tenho 18 anos,gosto muito de cozinhar e estou estudando para fazer vestibular de gastronomia aqui no Brasil..pretendo ir para a Itália para aprender mais. gostaria de saber de existe alguma faculdade de gastronomia q dure uns 3 anos poria..

  23. betty permalink
    17/07/2013 16:14

    Boa tarde,meu nome é Betty,e gostaria de fazer um curso de Pizzaiola e culinaria italiana.Vocês saberiam me informar se em Roma tem alguma escola?

  24. 03/10/2013 0:04

    Betty,
    Obrigado pela visita! Vou me informar sobre esse curso em Roma!
    Quero te convidar a conhecer meu novo projeto, chama-se Guia da Itália.
    Segue link: http://guiadaitalia.wordpress.com/
    Att.

  25. 03/10/2013 0:05

    Marianne,
    Obrigado pela visita! Vou me informar sobre algum curso com esta duração!
    Aliás, quero te convidar a conhecer meu novo projeto, chama-se Guia da Itália.
    Segue link: http://guiadaitalia.wordpress.com/
    Att.

Deixe um comentário

