Skip to content

Cidades da Itália | LECCO

08/03/2010

Sábado de “sol azul” aqui na Itália, dia de Tempo Libero. Como a maioria dos italianos fazem no “weekend”, resolvemos explorar uma cidade ainda desconhecida que fica a menos de uma hora de Milao. Chama-se LECCO e com esta charmosa cidade à beira de um lago cristalino, abriremos a serie ” CIDADES DA ITALIA“.

Panorâmica de Lecco by Jean Ponchiroli

Começamos a nossa viagem, colhendo alguns dados interessantes sobre Lecco, são eles:

  • População: 45.000 habitantes
  • Região: Lombardia (Norte)
  • Distancia de Milao: 55 km
  • Tempo de viagem de trem: 50 minutos
  • Custo da viajem: € 3,60 , partindo de Milao
  • Santo Patrono: São Nicolau

Panorâmica de Lecco by Jean Ponchiroli

Lecco surpreende os visitantes à primeira vista. Localizada ao norte da Itália, quase na divisa com a Suíça, está cravada entre montanhas altíssimas e banhada por um magnífico lago chamado, Lago di Como (Alguns mapas trazem a inscrição, LAGO DI LECCO). Suas montanhas circunvizinhas, morfologicamente indicam que o território onde encontra-se Lecco, è resultado de longas intervenções de eras glaciais que formaram o planeta Terra.

Panorâmica de Lecco by Jean Ponchiroli

O Lago, atração principal da cidade e considerado um dos mais belos da Itália, surge nessa concavidade gerada pelo agrupamento dos Pré-Alpes e surpreende pela transparência das águas, pela extensão e pela exuberante beleza natural. Neste sábado ensolarado, caminhar pelas calçadas a beira do Lago era um convite irresistível para amenizar o frio cortante de 5 graus que fazia na cidade. Tenho que confessar que foi um dia memorável!

E como uma imagem fala mais que mil palavras, abaixo segue uma seleção de fotografias, especialmente selecionadas para o Tempo Libero.

P.s. Não esqueça de “clicar” para ampliá-las!

Estação de Trem by Jean Ponchiroli

Beira do lago by Jean Ponchiroli

Ao fundo a torre da Igreja Matriz by Jean Ponchiroli

Calçada ao longo do lago by Jean Ponchiroli

Parque na beira do lago by Jean Ponchiroli

Teatro municipal, estátua de Garibaldi by Jean Ponchiroli

Foto de rua by Jean Ponchiroli

Igreja Matriz by Jean Ponchiroli

Agua benta "engarrafada" by Jean Ponchiroli

"Lungolago" by Jean Ponchiroli

Um banco solitário by Jean Ponchiroli

Um barco na manha de sábado by Jean Ponchiroli

Uma janela para o passado by Jean Ponchiroli

Uma viela qualquer by Jean Ponchiroli

Uma igreja morro acima by Jean Ponchiroli

Patos na lagoa by Jean Ponchiroli

Jean Ponchiroli by Jean Ponchiroli

Entardecer by Jean Ponchiroli

Como puderam ver, uma foto mais surpreendente que a outra. A vontade, era de passar a tarde inteira disparando fotografias. Ah! Não sei se perceberam, mas inaugurei neste “post” as minhas filmagens (amadoras), no intuito de tornar mais “realista” a aventura!

Espero que tenham gostado!

Até a proxima série  “Cidades da Itália“!

Ci vediamo!

33 Comentários leave one →
  1. 08/03/2010 15:42

    Jean,
    Sensacional! Obrigado por compartilhar tão lindas imagens!
    Grande abraço e ótima semana!

  2. 08/03/2010 16:04

    Salve Caio!
    Obrigado pela visita e volte sempre!
    Abraços!

  3. Vivian permalink
    09/03/2010 2:55

    Querido Jean

    Que enorme prazer tenho em visitar esse espaço e deliciar-me com tão belas imagens e com a delicadeza e inteligência das tuas palavras…

    Assim, viajando nos teus pensamentos, admirando cada lugar através da tua lente… posso sentir o aroma inebrieante do teu sábado ensolarado
    e ver crescer ainda mais a imensa saudade que sinto de ti!!!

    Felicidades sempre!!!

    Abraços Vívian

  4. 09/03/2010 8:41

    Ola Cumadre!
    Que delicia o teu comentário! Digna de uma Mestra! rsrsrs
    Beijos e obrigado pela visita!
    SAUDADES de todos!

  5. Margarete Bahia. permalink
    09/03/2010 11:57

    Lindas fotos Jean… A minha preferida ” Um barco na manha de sábado by Jean Ponchiroli ” Agora podemos fazer uma bem bonita do Cantinho da Margot no Centro. rsrsrsrs.. oque acha?? 😉 … Bjuuuuu

  6. 09/03/2010 12:06

    Ola Margarete…nao conheço o Cantinho da Margot… vou fazer uma pesquisa!
    Beijos e obrigado pela visita!

  7. Margarete Bahia. permalink
    09/03/2010 12:37

    rsrsrsrsrs… Pode perquisar…. Toda segunda estarei la…. 😉
    Nesta segunda tu escapou… Mas na proxima quero te ver ali… 🙂
    Bjuuu…

  8. 11/03/2010 12:53

    Caro irmão… que lugar lindo, maravilhoso ! Que privilégio me concedeste ao poder ter contato com este lindo lugar que, brilhantemente clicado por sua lente, eleva o espírito de qualquer ser humano. Quer seja em “Uma Janela do Passado” ou em “Uma viela qualquer”, ou mesmo “Num banco Solitário” e na calmaria de “Um Barco na manhã de Sábado”, encontrei a paz a visão além da lente, a emoção que brilhou e me fez, emocionado…chorar ! Parabéns !!! Abração e um beijo no coração, meu irmão !

  9. 11/03/2010 13:09

    Caro amigo Mario,
    Fantastico! Realmente fantastico! Meu muito obrigado pelo carinho e atençao! Sao comentarios como o seu que me dao certeza de que o mundo e as pequenas grandes coisas da vida, velem a pena!
    Abraço irmao!

  10. 13/03/2010 1:05

    Adorei ‘Uma janela para o passado by Jean Ponchiroli’, pois as janelas e portas da Itália me encantaram. Fotografei várias! As fotos estão lindas e de qualidade impecável, bem diferente das minhas disparadas em máquina de turista…KKK
    Parabéns!

  11. 13/03/2010 9:30

    Te digo um segredo… minha maquina também è de turista! rsrsrsrsrs
    E concordo, adoro fotografar janelas e principalmente bancos de praça, são meus preferidos!
    Beijos e Obrigado!

  12. Andre permalink
    23/03/2010 21:24

    Muito bonito o site.. interessante ver um site inteiro sobre a italia escrito em Portugues .. vivo na regiao de Puglia que nao è nada divulgada por aqui e tem um culinaria espetacular . espero a vostra visita .. Arrivederci !!!!

  13. 23/03/2010 21:28

    Bacana Andre!
    Que bom que gostou do TL!
    Vamos mantendo contato, quem sabe nao surge uma materia sobre a Puglia!
    Abraços e arrivederci!

  14. Gleici permalink
    16/04/2010 17:45

    Adorei as fotos dessa cidade, ainda não a conheço, mas será uma das que visitarei na minha próxima viagem.

  15. Suzana permalink
    30/06/2010 10:37

    Indiscritivel!! Muito obrigada por compartilhar tao lindas fotos pois nao tenho oportunidade de ir à Italia, mas pude fazer uma viagem enquanto navegava.
    Parabens.

  16. LUCIANE CORDEIRO permalink
    13/08/2010 16:34

    LINDAS FOTOS, VOU À ITÁLIA EM SETEMBRO, ESPERO SER INESQUECÍVEL.!ABRAÇOS

  17. 07/10/2010 10:27

    Definitivamente sem palavras, de tão surpreendente.

  18. suzeargollo permalink
    12/11/2010 11:08

    Obrigada pelo post! Estava em dúvida se tiraria um dia para conhecer esta região e não tenho mais dúvidas, irei com certeza! Belíssimo local, excelentes fotos.
    Abraços,
    Suzana

  19. 02/12/2010 13:04

    Oi Suzana,
    Obrigado pela sua visita!
    Me deixou muito feliz!

  20. eliane maria costa permalink
    18/01/2011 2:36

    Belíssimas fotos!
    Por um breve momento me senti na Europa novamente

    Parabéns

  21. mari permalink
    03/02/2011 0:30

    Oi! Tava procurando sites sobre Lecco e achei seu blog
    Tu foi pra lá no inverno? Sabes me dizer qual é a temperatura no verao e tal?
    É que talvez eu estude lá…
    Obrigada!!

  22. 11/02/2011 9:15

    Olá Mari!
    Essas fotos foram feitas no inverno… e lá o inverno é bem rigoroso… muita neve, muito frio, algo que varia de -3 à 5ºC… No verão é de torrar… quase 38º… assim é a Itália… temperaturas que beiram o limite do suportável.

    Beijos e obrigado pela visita!

  23. 11/02/2011 9:17

    Obrigado Eliane… volte sempre!

  24. Vanderlei Souza permalink
    27/05/2011 23:00

    Boa noite Jean, estava com sudades de lecco e achei estas lindas fotos, meus parabens pelas fotos fiquei com saudades de quando morei ai em 2006.

  25. Pompeo Corradi permalink
    16/06/2011 22:27

    Lecco!!! saudades…. eu e esposa ficamos lá 2 dias neste mes de maio de 2011 e realmente nos surpreendeu a beleza da cidade as margens do Lago di Como. É uma pequena cidade mas com um comercio muito bom e um povo maravilhoso. Vendo suas fotos vi que varias sao iguais as que tirei por lá de lugares maravilhosos. Ainda voltarei lá, se Deus quiser. Resido em Mococa – SP. Um abraço Jean!

  26. marcio de Oliveira Pinto permalink
    21/08/2011 8:43

    Pretendo viajar paa esta região da itália no principio de 2012.
    Já não sei quantas vezes estive na Itália
    Toda ele é muita linda e convidativa para conhecer e desfrutar de sua cultura, gastronomia, paisagens.
    Até Lecco
    Marcio- Belo Horizonte

  27. Vanda I. Alonso permalink
    26/10/2011 21:10

    Quando criança guardava como um tesouro um cartão postal de lecco, que ganhara de minha avó, Hoje sei que esta cidade foi onde meu pai nasceu, eu não o conheci, tenho irmãos, (Família lozza), em Lecco que não os conheço pessoalmente.
    Todavia, sempre visitei esta cidade pela net.
    Hoje tive a felicidade de chorar emocionada com suas maravilhosas fotos recheadas com comentário da mais rica sensibilidade e admiração sincera pelo local e seu povo..
    Pemita me dizer que suas ¨filmagens amadoras¨ me provocaram tanto quanto a de um fotografo profissional. Que deus o abençoe sempre. Obrigada por este momento…

  28. Vanda I. Alonso permalink
    26/10/2011 21:19

    Queira desculpar a maneira pela qual me expressei , mas, foram os meus mais verdadeiros sentimentos….

  29. 31/10/2011 16:37

    Vanda,
    Muito obrigado pelos seus comentários. Fiquei lisonjeado com cada palavra que você escreveu e esteja certa que me impulsiona cada vez mais a prosseguir com a fotografia e a escrita que tanto amo.
    Muito obrigado, de coração!

    Jean

  30. Renata Dória permalink
    08/11/2011 20:35

    Oi Jean

    Obrigada por compartilhar suas fotos, são lindas!! se você tiver algo sobre a ilha de Capre, por favor, divulgue pra gente rsrsrsrrsrs…

  31. Daniel permalink
    22/11/2011 18:06

    Opa Jean. Vou passar 2 dias no Lago de Como. Em qual cidade acha que devo me hospedar?

  32. 02/07/2013 18:08

    Dá até pra sentir o ar gelado enchendo os pulmões…linda!!!…

  33. 03/10/2013 0:04

    Sandra,
    Obrigado pela visita! Quero te convidar a conhecer meu novo projeto, chama-se Guia da Itália.
    Segue link: http://guiadaitalia.wordpress.com/
    Att.

Deixe um comentário

