Skip to content

Atrações de Milão: O Duomo

25/03/2010

Muito embora Milão seja considerada uma metrópole que não possui là grandes atrativos turísticos, o que discordo, algumas atrações são no mínimo imperdíveis. O Duomo por exemplo, um colossal templo religioso em mármore de candoglia erguido em homenagem à “Santa Maria Nascente”, exerce sobre mim um fascínio quase que irresistível, tanto que uma das primeiras coisas que fiz ao retornar do Brasil para a Itália, foi visita-lo, impreterivelmente.

Foto histórica do Duomo, ano 1870

O Duomo, quarta maior catedral da europa, é ponto de encontro de milhares de pessoas que por ali transitam. Esta estratégicamente localizado no coração pulsante de Milão e ostenta uma arquitetura gótica de influência francesa que tira o fôlego de qualquer ser mortal e imortal inclusive. Impossível não se render ao seu encanto, inevitável passar por ele e não segurar os passos no intuito de apreciar a sua fachada composta por milhares de estátuas e desenhos em mármore que nos remetem à reflexão. Sempre que isso acontece, encontro um detalhe novo, uma figura inusitada, uma mensagem criptografada dos mestres escultores de séculos que se passaram e que não voltam mais. Ah! No ponto mais alto do Duomo, encontra-se a Madonnina, uma estátua da Madonna de Milão, com seus 4 metros de altura (já ouvi dizer, inclusive,  que esta estátua é de ouro).

Duomo de Milão by Jean Ponchiroli

Sobre os restos da demolição da antiga catedral de Santa Maria Maggiore, no ano de 1386, sob a supervisão de arquitetos franceses e alemães, iniciaram-se as obras do Duomo que durariam, pasmem,  quase 500 anos, sendo dado por concluído no ano de 1813. Praticamente a idade do Brasil. Na época, os artífices da construção criaram uma espécie de “placa fundamental” com a inscrição do ano do início das obras. Descobri que esta placa esta localizada no interior do templo, à direita de quem entra, bem escondidinha, cercada por alambrados, os quais pulei para fazer uma fotografia bem de perto. Graças a este feito, fui repreendido pelas autoridades de vigilância interna, pois segundo eles adentrei (pulei) num espaço reservado e proibido aos visitantes. Com aquela cara de cachorro perdido que cai do caminhão de mudanças, pedi desculpas e implorei misericórdia, aproveitando o ambiente sacro, e sai todo faceiro com a minha foto relíquia.

Duomo de Milão by Jean Ponchiroli

Quanto paga-se para entrar? Niente, a entrada é gratuita, após vistoria da policia é claro.Por dentro o Duomo é fascinante e dos rumores externos da agitada Milão, não ouve-se absolutamente quase nada, a nao ser os murmurinhos dos visitantes, que de boca aberta disparam fotografias (sem flash!) por todos os cantos. Ladeada por vitrais surrealistas que filtram a luz do sol e fazem fosforescer imagens e alegorias da tradição católica, o ambiente é de paz, serenidade e harmonia absoluta. As 52 colunas do templo com diâmetros de 3,70 metros, erguem-se a 24 metros de altura e são distribuídas geometricamente numa área total de 11.700 metros quadrados. Estão pensando que é uma igrejinha qualquer? Definitivamente muito pelo contrario, é a catedral mais linda que já conheci. Chego ao sacrilégio de pensar que é até mais bonita que a Catedral de São Pedro, no Vaticano (sinal da cruz).

Duomo de Milão by Jean Ponchiroli

Recentemente o Duomo sofreu um restauro que durou nada mais, nada menos que 6 anos e custou para os cofres públicos cerca de vinte milhões de euros, ou quase 60 milhões de reais, acreditem! A título de informação, foram restaurados 3.500 metros quadrados de fachada, nos quais foram utilizados 275 metros cúbicos de mármore de candoglia e foram trocados aproximadamente 2.500 elementos decorativos. Quando eu cheguei na Itália, ainda existiam os tapumes na fachada principal o que prejudicava as fotografias, hoje como podem ver, a fachada esta limpíssima e como sempre exuberante, olhem a imagem abaixo.

Duomo de Milão by Jean Ponchiroli

Para finalizar, sabem o que mais me espanta? Saber que existem pessoas (brasileiros) que moram em Milão há mais de 10 anos e que nunca se atreveram a entrar no Duomo, nem mesmo movidos pela curiosidade. Certa vez, interpelados, me responderam, “Ah Jean, entrar pra que? Igreja é igreja, são todas iguais”. Quase caindo da cadeira, meus pensamentos se perderam no cùmulo do absurdo e na ocasião, chegaram-me a doer os ouvidos. Mas enfim, cada um é cada um, o que é bonito para uns, para os outros não sensibilizam as retinas. Seres humanos, falíveis!

Curtam as fotografias que carinhosamente fiz para este “post”, na esperança que, independentemente do seu credo religioso, o que infelizmente, mais desune que une, vocês possam se nutrir visualmente de cultura e conhecimento. Quem tiver um interesse a mais, pode visitar o site oficial do Duomo de Milão, clicando aqui.

Duomo de Milão by Jean Ponchiroli

Detalhe em bronze da porta principal, atençao à marca do bombardeamento da 2° guerra mundial by Jean Ponchiroli

Detalhe em bronze da porta principal by Jean Ponchiroli

Detalhe em bronze da porta principal by Jean Ponchiroli

Imagens internas do Duomo de Milão by Jean Ponchiroli

Imagens internas do Duomo de Milão by Jean Ponchiroli

Imagens internas do Duomo de Milão by Jean Ponchiroli

Imagens internas do Duomo de Milão (altar) by Jean Ponchiroli

Imagens internas do Duomo de Milão by Jean Ponchiroli

Imagens internas do Duomo de Milão (candelabro do sec XV) by Jean Ponchiroli

Imagens internas do Duomo de Milão (piso decorado) by Jean Ponchiroli

Ah! Quase esqueci de dizer. Gente, é proìbido pular alambrados em busca de fotos inusitadas, atitude típica(zinha) de brasileiro(zinho). Que que é isso minha gente, olha os modos e a educaçao! Càspita! (Sinal da Cruz e Gargalhadas)

PAX ET BONUM!

Ci Vediamo!

Anúncios
26 Comentários leave one →
  1. 25/03/2010 14:19

    Fantástico… pode ter certeza que será um dos primeiros lugares que buscarei conhecer no local. Aliás… iremos todos juntos !
    Lindas fotos e super interessante o relato.
    Parabéns, novamente.
    Tremendo abraço.

  2. 25/03/2010 14:31

    Grande Mario!
    Iremos sem dùvidas! Compromisso! 🙂
    Obrigado pela visita!
    Abraços

  3. Melissa permalink
    26/03/2010 15:54

    Realmente é um lugar LINDO!!!!
    Amei as fotos…
    bjs

  4. 26/03/2010 16:31

    Ola Mel!
    Que bom que gostou! Quem sabe na próxima nao vamos todos juntos!
    Beijos em vocês tres!

  5. 27/03/2010 2:39

    A Duomo de Milão é realmente uma obra impressionante. E, sim, a “Madunina” – em puro milanês – é de ouro. Faltou dizer que pode-se visitar o telhado da Duomo. O elevador custa € 6,00 mas a vista não é grandes coisas, vale só pela curiosidade. A propósito de curiosidades, a palavra duomo se refere às igrejas maiores, geralmente catedrais (na Alemanha usa-se Dom) que normalmente sobressaem pelas dimenssões, pela arquitetura ou pela quantidade de obras de arte. A palavra vem do latim “domus”, casa, com a ditongação latina “uo”. Com o tempo passou a significar “a casa Do Homem”, ou seja, a casa de Deus.

    Outra curiosidade é a lenda (lenda?) que conta como um mestre artesão que compunha os vitrais da catedral à época da construção tenha, inadvertidamente, deixado cair um pouco do açafrão (que usava para as tonalidades de amarelo que produzia) cair sobre o prato de arroz quando almoçava em um andaime no alto da obra. Teriam nascidos juntos, a Duomo e o risotto alla milanese, dois símbolos da cidade.

    Belas fotos! 🙂

  6. Jonata Carlos Ponchiroli permalink
    05/04/2010 11:12

    É realmente maravilhoso, impressiona toda a história que envolve o Duomo, desde a 2º guerra até sua reforma. Um templo histórico e moderno da cultura italiana.
    Parabéns pelo post, ficou lindo e muito bem escrito.
    Sucesso irmão.
    Abraços e fique com Deus.

  7. Vivian permalink
    19/04/2010 9:21

    Fiquei encantada, como acontece sempre que passo por aqui!
    Texto e fotos… um conjunto fantástico!!!!
    Parabéns!!! com três estrelinhas! rsrsrsrsrs
    Beijos

  8. Iedja permalink
    24/04/2010 6:36

    Estupendo!!!!…Eu não tenho palavras diante de tal maravilha!..espero, um dia os meus olhos poder contemplar toda essa beleza.. PARABÉNS…

  9. 04/05/2010 18:31

    Oi Jean! Tudo bem?
    Milano é demais mesmo!
    Parabéns pelas fotos.
    Ah, vc recebeu o meu questionàrio? (desculpa, sei que pesquisador é um pouco chato 🙂 )
    Abraços!

  10. William permalink
    05/05/2010 21:55

    Aí Jean,

    Muito legal! Pura história, cultura, identidade… Fico imaginando tudo o que este lugar já presenciou e ofereceu à todos que por lá passaram e passam. Como é próximo, fico “viajando” e imaginando se um dos antepassados estiveram lá… (e vai viagem nisso) :))
    Parabéns!

    Abraço,

    William.

  11. Andreia Mendes permalink
    16/07/2010 21:59

    Ola, preciso de uma ajudinha sua. A primeira seria se me aconselha alguma estadia nao muito cara no centro de Milão. A segunda, é o que deva fazer após sair do aeroporto MILÃO(Bergamo). A terceira é saber se esse mesmo aeroporto está aberto durante a noite. Para já sao estas as minhas questões, ficava muito agradecida se me responde-se.

    Atentamente

    Andreia Mendes

  12. 06/10/2010 16:07

    peeeeeeeeeerfeito *-* (/ameei

  13. 07/10/2010 11:33

    Sem ar…

    Quando eu recuperar comento.
    Definitivamente.rsrsss

  14. Renata permalink
    23/11/2010 11:34

    Nossa!! Fiquei impressionada! Minha irmã e o marido estão na Itália em lua de mel e passaram por lá!!
    Parabéns pelas fotos! E tb pelos comentários, muito bom!!!
    Já posso comentar com eles coisas que aprendi com vc!
    Um abraço

  15. 02/12/2010 13:00

    Renata,
    Obrigado pela sua visita!

  16. 29/03/2011 13:41

    Olá.. amei o post do seu blog.. estou fazendo um sobre o Domo de Milão, e colocarei o link do seu blog para q visitem, se não se importar 🙂 Está de parabéns

  17. Maria Nazaré Oiveira permalink
    08/12/2011 9:39

    Nossa, fiquei sem fôlego ante tanta maravilha! Obrigada pelo presente antecipado!

  18. Maysa Barros permalink
    20/01/2012 17:22

    oi Jean adorei as fotos, me levaram de volta a Milão. E para quem não gosta ou não faz questão de não conhecer, te mando um verso do poeta Manoel Barros que costumo usar nessas horas, ” BELEZA E GLÓRIA DAS COISAS O OLHO QUE PÕE”. Gostei também das cidades italianas. Um grande abraço.

  19. 23/02/2012 15:14

    Caramba, parabéns pelas fotos!!!! Amei, perfeitas!!!!

    Não tem como ir uma unica vez em Duomo de Milão!!!!

  20. Paula permalink
    23/02/2012 20:34

    Adorei suas informações. Amei as fotos. Visitei Duomo recentemente , pena não ter lido sua materiai ante. Obrigada.

  21. Angela Maria de Castro Amaral permalink
    08/09/2012 14:23

    Adorei essas informações antecipadas, pois estarei em Milão em outubro e com certeza visitaremos a Catedral (Duomo), gostaria que me indicasse outras maravilhas aí de Milão. Um grande abraço. Angela de Belém-Pa,

  22. PASCOAL AZUIR FIAMONCINI permalink
    09/11/2012 23:45

    Estive lá em janeiro de 2012. É realmente fantástico e indiscritível. É inacreditável também, que tem gente que não sabe apreciar issso.

  23. Rodolfo Braga permalink
    24/12/2012 14:31

    O duomo e uma das igrejas mais lindas que visitei,si nao a mais bonita e indescritível.

  24. 09/06/2013 11:34

    Rodolfo,
    Acompanhe meu novo projeto, Guia da Itália: http://guiadaitalia.wordpress.com/
    Abraços

  25. 04/09/2013 11:38

    ,,,,,estou sem fõlego;….como escrever algo!!!!!!a alma está embriagada.
    Adoraria surgir -me na vida esta possibilidade de visita.Meu DEUS e meu TUDO.
    Obrigada pela partilha.

  26. 03/10/2013 0:03

    Maria da Graça,
    Obrigado pela visita! Quero te convidar a conhecer meu novo projeto, chama-se Guia da Itália.
    Segue link: http://guiadaitalia.wordpress.com/
    Att.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: