Pular para o conteúdo

Dia de Feira!

26/02/2010

Eu sei, eu sei. O que que tem a ver esse assunto. Mas, uma das coisas que mais gosto e que me propicia grande prazer, é fazer um passeio em feiras de rua, por isso resolvi escrever sobre o argumento. As feiras, tradição antiga na Itália e que aqui são chamadas de “mercato al cielo aperto” (mercado ao céu aberto), atraem semanalmente, uma multidão de pessoas às ruas, sendo o sábado o dia da semana mais agitado e frenético.

Passear por uma feira, para mim, é como explorar um mundo novo, de formas, cores, cheiros, sabores e texturas diferentes, e quem como eu, aprecia a culinária, sente-se num oásis, diga-se de passagem. Alguns podem me dizer que no Brasil também possuímos as feiras de rua em quase todas as cidades, concordo, mas tenho que me render ao fato de que aqui é diferente. A razão, é que a Itália quase não produz muitas das frutas e verduras aqui comercializadas, o que significa que são na grande maioria, importadas de outros países, inclusive Brasil, assim sendo são produtos tipo “exportação”, ou seja, parecem frutas e verduras feitas de cera, acreditem. (continua…)

Como acontece há seculos, nessas feiras, encontra-se de tudo, frutas frescas, frutas secas, verduras e leguminosas, pescados e derivados, carnes, pães, queijos e salames de mil tipos, azeitonas de todas as variedades e muita, muita gente em busca dos melhores preços e produtos. Há de se possuir um pouco de paciência, digo isso aos impacientes, para gastar no minimo duas horas na feira, serpentando entre as barracas, umas mais coloridas que a outras, acompanhando o ritmo lento das pessoas que como eu, adoram olhar e olhar, é realmente muito bom.

Uma curiosidade, aqui não é permitido, de maneira alguma, pôr a mão em qualquer produto visando a escolha, se colocar a mão, o feirante dá um grito estúpido que se ouve do outro lado do quarteirão, já passei por essa situação constrangedora. Então, você diz o que deseja e ele escolhe e coloca nos sacos de papel pardo, pesa, você paga e vai embora, pra que pôr a mão? Càspita! Imaginem que nós brasileiros, temos a péssima mania de “olhar com os dedos”, é uma tortura!

Como sempre, ando com a minha máquina fotográfica à tira-colo e não deixei de capturar algumas imagens para deixar registrado meu fascínio por feiras de rua aqui na Itália, essa mais precisamente, aqui em Milão. A todos, uma excelente feira! Olha a mão, hein!, não sabe olhar com os olhos?!

E então? Gostaram do passeio pela Feira? Acredito, sinceramente, que sim! Me deixem seus comentários, quero saber a sua opinião!

Ci vediamo!

5 Comentários leave one →
  1. Dinae Karine Weiler permalink
    02/03/2010 2:38

    Bem, nem preciso dizer que eu AMEIIIIIIIIIIIII….
    Hoje mesmo estava falando com minha prima sobre o curso de culinária que queremos fazer aí na Italia…
    Nos esperem que assim que der… batemos por ai…
    Beijão
    AMO VOCÊS!!!
    Di

  2. Jean Ponchiroli permalink
    02/03/2010 8:39

    Ciao Dinae!
    Fico muito Feliz que tenha gostado!
    Você visitou o post sobre os cursos de culinária? Acredito ser uma boa dica!
    Saudades!
    Obrigado pela visita!
    Beijabraços

  3. 19/03/2010 14:54

    Fotos maravilhosas!!! E que variedade, de tudo!!! 🙂
    Mas devo dizer que as últimas não me agradaram pois sou vegetariana por amor aos animais, independente da espécie.
    Aqui na minha cidade rola somente o Mercato semanal, as quintas-feiras, onde tbém são vendidas frutas, verduras e legumes, mas tbém roupas, acessórios, plantas, etc… tudo misturado. 🙂 E o espaço é pequeno, mas tbém é interessante ‘per fare un giro’.
    Um dia fotografo e post no meu blog. 🙂
    Bjs!

  4. 19/03/2010 15:03

    Isso Eliana, gostaria de ver as fotos! Como viu, sou apaixonado por esses mercados!
    Sem dúvidas é um ótimo passeio para quem gosta do assunto!
    Beijos e obrigado pela visita!

  5. Neila permalink
    31/07/2011 23:42

    ja estive em uma feira em Roma.. nem se compara a esta, essa é linda demais!!
    moro no Brasil/ SP

Deixe um comentário